História da Igreja Shekinah
O ano era 1989. Doze crentes reunidos e não tendo onde congregarem-se e no desejo de abrirem um novo trabalho em São Sebastião-DF, procuraram a Igreja de Um Novo Dia, presidida pelo Pr. Sóstenes Apolo da Silva que tinha como seu vice-presidente, o Pr. Manoel Juvenal da Silva, que após ouvirem as explicações destes irmãos e entendendo que isto vinha de Deus atenderam o pedido formulado por eles.
À Igreja do Paranoá, da quadra 08, congregação da L2 Sul, dirigida pelo Pr. Antônio Félix (em saudosa memória) que por ser a mais próxima de São Sebastião foi dada a incumbência de apoiar este grupo de irmãos. O Pr. Félix no desejo de fazer o trabalho crescer enviou para dar início a este movimento, o recém consagrado presbítero Pedro Nolasco Medeiros de Lima (morador do Paranoá e auxiliar de frente daquele Pastor).
Chegando em São Sebastião, O Pb. Pedro Nolasco Medeiros de Lima encontrou-se com o Presbítero Carlos Jorge de Moura que lhe confidenciou uma revelação que Deus havia lhe dado, na qual ele entendia que tinha saído do Ministério de Madureira para abrir um outro trabalho em São Sebastião. Após algumas conversas entenderam que Deus estava cumprindo o que havia mostrado ao Pb. Carlos Jorge de Moura. O primeiro passo seria conseguir um lote para abrigar os doze irmãos. Encontram um lote, mas não tinham o dinheiro para comprá-lo .
Foi então que o Pb. Pedro Nolasco Medeiros de Lima teve uma idéia que em concordância com o seu já vice-dirigente (Pb. Carlos Jorge de Moura) e aqueles doze irmãos, resolveram vender uma Brasília velhinha que o Presbítero Pedro Nolasco Medeiros de Lima possuía. Com o dinheiro advindo da venda desta Brasília, foi comprado o lote e iniciada a construção da primeira congregação da Assembléia de Deus do Campo da L2 Sul em São Sebastião localizada na QD 03 Cj B Lote 18.
Tempos passaram. Abriu-se a primeira sub-congreção desta congregação, localizada na QD 09 Lote 24, Bairro São José. Para lá foi enviado o Pb. Daniel Alves de Andrade (oriundo de Limeira – SP). Enquanto isto outra sub-congregação se abria no Bairro chamado Morro Azul. Para lá foi designado o Pb. Enivaldo de Melo Felício.
O Vice-presidente do Ministério L2 Sul, Pr. Manoel Juvenal da Silva, que entre outras funções tinha a missão de supervisionar o Campo sempre nos apoiava nos nossos eventos. Um dia, em mais uma de sua visita à São Sebastião para pregar em um congresso de jovens, teve uma revelação da parte de Deus, na qual entendeu claramente que Deus o chamava para fazer algo pela obra começada em São Sebastião.
Após longas e diuturnas conversas com o Pr. Sóstenes Apolo, e tendo dele o aval, abriu mão da vice-presidência daquele campo, que ininterruptamente dedicou-se por seis longos anos e no dia 25 de maio de 1995 (25 de maio é sua data natalícia) toma posse como dirigente das três congregações, unindo-as em uma só. De lá para cá, a igreja explodiu em crescimento espiritual e físico, que aliás é esta sua marca, fazer crescer as igrejas pelas quais tem passado, e disto dá prova Pr. Álvaro Sanches, Pr. Eliseu Meneses, o próprio Pr. Sóstenes Apolo da Silva e outros tantos que ele ajudou, dos quais alguns outros descansam no repouso eterno. Em 1998, O Pr. Sóstenes Apolo dá autonomia a varias igrejas do campo, entre elas a Assembléia de Deus de São Sebastião. Fruto da visão acima mencionada, O Pr. Manoel Juvenal, após compartilhar com alguns obreiros, dá as três congregações existentes o nome de Ministério Shekinah. Como o nosso sistema só contava com Pr. Presidente e um Co-Pastor, foi chamado para ajudá-lo a co-pastoreá-lo o Pr. Jônatas de Castro Sousa que já vinha servindo a esta igreja desde seus primórdios.
O primeiro vice-presidente do campo Shekinah foi o Pr. Luiz Alves Marinho, que foi substituído pelo Pr. João Costa da Silva que pela misericórdia de Deus, é até hoje o vice-presidente do Ministério Shekinah. Hoje contamos com 12 congregações só em São Sebastião e outras tantas espalhadas por Minas Gerais e Bahia e o nosso propósito é ganharmos os confins da terra, conforme nos tem mandado as Sagradas Escrituras, levando sempre a preciosa mensagem da Cruz, Jesus Cristo, nosso Salvador.